segunda-feira, 1 de março de 2021

Está com insônia? Conte carneirinhos...

 Por que dizem que contar carneirinhos ajuda a dormir? 


Em tese, tudo indica que contar carneirinhos seria uma atividade mental monótona e que por ser assim, enfadonha, causaria sono, desvirtuando a nossa mente dos problemas cotidianos.
No entanto, essa experiência pode ser ainda pior para atrair o sono: contar carneirinhos manteria o cérebro ativo, liberando hormônios como o cortisol, e faria o "insone" acabar ainda mais desperto. 

Neste caso, pode ser mais eficaz mentalizar uma paisagem relaxante - como uma área arborizada com uma cachoeira -, ou receber uma massagem ou tomar um banho quente. Tomar leite morno ants de deitar também parece ser uma solução bacana. Em média, quem imagina paisagens relaxantes por exemplo, relaxam e adormecem 20 minutos mais rápido do que as pessoas que ficaram "contando carneirinhos". 

Mas, qual a origem dessa expressão/costume? 


O melhor registro que temos sobre "contar carneirinhos" pode ser a fonte originária: o livro Disciplina Clericalis escrito no século XII por Pedro Alfonso - possui uma coleção de contos e fábulas mais antigos da Europa. 
Um dos contos da obra, chamado de The King and His Story-teller (em tradução livre: O rei e seu contador de histórias), trata de um rei que exigia que um súdito lhe contasse histórias até dormir. O tal, no caso, com o passar do tempo, também necessitava descansar, então, inventou a história de um homem que deveria atravessar dois mil carneiros por um rio. Assim - e para sustentar a trama - o súdito pedia ao rei que fizesse a contagem da travessia de cada carneiro... Ele acabava dormindo no meio da contagem e o súdito, se retirava para ele mesmo, cair nos braços de Morfeu. 

E aí, vocês "contam carneirinhos" quando estão com dificuldades para dormir??  Contem aí para a gente!

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário