sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Isaac Newton: Modéstia à parte...

Isaac Newton, astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo, físico e matemático inglês, foi um dos maiores gênios de todos os tempos. Discorda? Pois não devia... Ele inventou o cálculo integral, desenvolveu a Lei da Gravidade e construiu o primeiro telescópio refletor. Olha que produtivo!

Mas quem diria que, apesar do brilhantismo, era conhecido por seus transtornos mentais. Newton (foto abaixo) era uma pessoa de difícil convivência e apresentava mudanças drásticas de humor. Alguns autores sugerem que ele tinha transtorno bipolar e esquizofrenia. 


Supostamente, morreu virgem (ele acreditava nos benefícios do celibato), e era obcecado por sangue, - principalmente o da menstruação de prostitutas – tanto que seu quarto era pintado de vermelho por conta disso. Vai saber se é real?!

Quando morreu, em 1727, ele havia transformado nosso entendimento do mundo natural para sempre e deixado mais de 10 milhões de palavras anotadas em cadernos.
A causa provável de sua morte foram complicações relacionadas ao cálculo renal, que o afligiu em seus últimos anos de vida.

‘Doidinho’ ou não, Newton foi respeitado como nenhum outro cientista e sua obra marcou efetivamente uma revolução científica. 

E para finalizar, Newton, sempre modesto em relação a suas próprias realizações, em uma carta, escreveu a seguinte frase (que particularmente acho bela):

Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes.’

Modesto na medida certa!

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

2 comentários: