O romancista, poeta e dramaturgo francês, Júlio Verne teve profunda influência sobre o gênero de ficção científica, como sabemos.
Conhecido por seus romances de aventura, tais como Cinco Semanas em um Balão, Viagem ao Centro da Terra, A Volta ao Mundo em 80 Dias e Vinte Mil Léguas Submarinas, hoje vamos falar um pouco sobre ele.
Listamos as 10 curiosidades que envolvem a vida e obras de Júlio Verne. Todos a bordo?
1) Desde pequeno, Júlio tinha o hábito de recortar e colecionar artigos científicos; hobby que manteve por toda a vida.
2) Assim como os personagens de seus romances, Júlio gostava muito de viajar. Comprou um iate chamado Saint-Michel e percorreu o Mediterrâneo, Mar do Norte e Mar Báltico. Aos 11 anos, ele fugiu de casa para se tornar marinheiro. Na primeira escala, porém, seu pai conseguiu apanhá-lo — e depois quem apanhou mesmo, foi o pequeno Verne. Reza a lenda que por isso ele teria jurado não voltar a viajar, a não ser em sua imaginação e fantasia.
3) Júlio (foto abaixo) foi enviado pelo pai para estudar Direito, mas acabou mesmo se apaixonando por teatro. Escreveu vários livretos de operetas e histórias que, ao chegarem ao conhecimento do pai, levaram-no a cortar a ajuda financeira do futuro escritor. (Eita, pai que "corta barato", hein?...)
4) Seu primeiro livro foi Cinco Semanas em um Balão, que narrava uma viagem fictícia feita na África. O detalhe é que o escritor nunca andou de balão, tampouco esteve na África.
5) Verne trabalhou como secretário do Teatro Lírico entre 1852 e 1854 e, depois, tornou-se corretor de bens públicos. Duas ocupações bem diferentes, não?
6) Michel, seu filho, era considerado um rapaz rebelde, e não seguiu as orientações do pai. Júlio Verne mandou o jovem, com 16 anos, à uma viagem de instrução em um navio, por 18 meses, com esperança de que a disciplina a bordo e a vida no mar corrigissem o seu carácter rebelde. Mas de nada adiantou: Michel não se corrigiu e acabou por casar-se com uma atriz, contra a vontade do pai, tendo com ela, dois filhos.
7) Em 9 de março de 1886, quando voltava para casa, foi atingido por tiros disparados por seu sobrinho, Gaston. Uma das balas acertou o ombro, demorando a cicatrizar. A outra atingiu o tornozelo, deixando-o coxo nos seus últimos 19 anos de vida. Uma vez que tinha atirado sem motivos aparentes, o sobrinho foi considerado louco e internado num manicômio.
Este episódio serviu para aproximar pai e filho, pois Michel vendo-se em vias de perder o pai, passou a encarar a vida com mais seriedade.
8) Em 1888, Verne é eleito para o Conselho Municipal de Amiens e passa os seus últimos anos em tal ocupação.
9) Com seus livros, ele previu (em pleno século XIX) a invenção de aparelhos como o fax, a televisão, o ar-condicionado, a escada-rolante, o helicóptero, o submarino, a pistola "taser", as videoconferências, os módulos lunares, as velas solares e os telejornais.
10) Júlio Verne é um dos escritores mais traduzidos da História. Seus mais de 100 livros foram publicados em pelo menos 148 idiomas!!
Nos últimos anos, Verne escreveu muitos volumes sobre o uso errôneo da tecnologia e os seus impactos ambientais, sua principal preocupação naquela época.
Ele continuou suas obras até a sua morte.
O seu filho Michel editou seus trabalhos incompletos e escreveu ele mesmo alguns capítulos que estavam faltando, quando o pai faleceu.
Ele continuou suas obras até a sua morte.
O seu filho Michel editou seus trabalhos incompletos e escreveu ele mesmo alguns capítulos que estavam faltando, quando o pai faleceu.
Seus últimos anos são marcados por uma mudança de caráter para o melancólico, pois Verne perdeu seu melhor amigo (o editor Pierre Hetzel), seu pai, sua mãe e seu irmão.
Em 1902, ele foi teve catarata e em 24 de março de 1905, faleceu em sua casa em Amiens de causas não muito claras.
Júlio Verne encontra-se sepultado no Cemitério de La Madeleine, Amiens, na França.
Júlio Verne encontra-se sepultado no Cemitério de La Madeleine, Amiens, na França.
Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio!
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima
Bom, pelo menos não era rosca espanada(maluco) como uns por aí...
ResponderExcluirNão mesmo, Vander! Ps: adorei o "rosca espanada" HAHAHAHAHAHAHAHA
ResponderExcluir