segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Dor de cotovelo? Talvez tenhamos a solução!!

 Vocês já se perguntaram de onde vem a expressão "dor de cotovelo"?

Talvez até ela esteja em desuso, e por isso, vamos explicar primeiro (aos inevitavelmente jovens) do que se trata:
Dor de cotovelo é uma expressão utilizada para designar o despeito provocado pelo ciúme ou a tristeza de se ter sofrido alguma decepção amorosa. Quando uma pessoa se apaixona por outra e não é correspondida, costuma-se dizer que o sentimento/reação provocada nela ao ver a amada figura com outro ou outra, é sentir "dor de cotovelo".

Mas o que isso teria a ver? Não seria dor no peito, já que comumente se associa a paixão ao nosso órgão vital, o coração? Por incrível que pareça, não. A origem da expressão está totalmente no visual, na manifestação do corpo em si: quando alguém sofre de desilusão amorosa, ela se coloca em algum lugar com os cotovelos apoiados numa mesa ou num balcão, com alguma expressão de desânimo e infelicidade. Por exemplo: a clássica cena de alguém sentado em um bar, com os cotovelos apoiados no balcão enquanto mexe uma bebida do copo e chora o amor que perdeu para o garçom ou um qualquer que lhe faz companhia. Conseguiram visualizar? Pois é isso mesmo!
Fisicamente, passando um tempo grande apoiado(a) com os cotovelos, emburrado(a) e infeliz, a consequência é ficar com dor nos cotovelos. Daí a expressão.

Consta-se também que a expressão está nos principais dicionários de língua portuguesa, e que se difundiu graças ao sambista Lupicínio Rodrigues. Lupe, como era conhecido, dizem ter sido um mulherengo incorrigível, mas soube usar esse "dom" para produzir a sua arte: suas diversas desilusões amorosas foram as principais inspirações para compor suas músicas.

Como praticamente todas as canções dele, mencionavam "dor de cotovelo", tiramos um exemplo para vocês: "Cadeira Vazia" - cuja letra fala de uma moça que abandonou o rapaz, mas voltou arrependida para ele:

 

Lupe (segundo a página do Aventuras na História) costumava classificar sua dor de cotovelo em três categorias, conforme a intensidade: 

► A federal, que sempre acabava em um porre; 

► A estadual, suportável; 

►E a municipal, não rendia sequer um samba - isto é, rápida e , por assim dizer, irrelevante.

As editoras do Partículas da Curiosidade pede desculpas, afinal prometemos no título, a solução para a dor de cotovelo... Mas vamos ficar devendo essa, rsrsrs... 

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

4 comentários:

  1. A solução para a dor de cotovelo é muito simples:
    NÃO SE APAIXONE, NUNCA!!!

    ResponderExcluir
  2. A solução para a dor de cotovelo é muito simples:
    NÃO SE APAIXONE, NUNCA!!!

    ResponderExcluir