Às vezes fica difícil de suportar os infortúnios da vida, não é? Mas esses problemas foram rotina para nossos personagens de hoje: Ernest Hemingway e Maria I de Portugal.
O escritor norte americano, Ernest Hemingway (foto abaixo), ganhador de um Nobel de Literatura e um prêmio Pulitzer – ambos pela obra ‘O Velho e o Mar’-, tinha depressão.
Sua saúde mental tornou-se debilitada por causa do uso intenso de medicamentos, pelas bebedeiras, e devido a uma terapia baseada em choques elétricos, que causou perda de memória.
Assim como seu pai, seu irmão e sua irmã, Hemingway se suicidou, em 02 de julho de 1961. Trágico, mas ao menos, a mente inquieta teve seu sossego.
Maria I de Portugal (foto acima), mãe de Dom João VI, é conhecidíssima nossa. Ela já era problemática quando foi abalada pela morte de seu marido Pedro III, em 1786, e do seu filho, o príncipe herdeiro, o Dom José, em 1788.
Extremamente religiosa, Maria ficou obcecada pela ideia de que estavam no inferno (Errada, errada, acho que não estava... E se vivesse hoje, diria a mesma coisa...)
Além disso, ela dormia apenas de três a quatro horas por noite e corria de madrugada, seminua pelo palácio de Queluz, soltando berros horrendos. Por esses rompantes esquisitíssimos, apelidaram-na de "Maria, a louca".
Declarada incapaz em 1792, ela foi parar na camisa de força e tratada com banhos de água gelada.
Já incapaz, faleceu no dia 20 de março de 1816, aqui no Brasil, no Convento do Carmo no Rio de Janeiro. Apesar disso tudo, era amada pelos portugueses e colonos.
A depressão e consequente suicídio são recorrentes na família. Além de seu pai, Clarence, sua irmã Úrsula, seu irmão Leicester e o próprio Ernest, mais tarde sua neta Margaux (lindíssima modelo e atriz) tiraria a vida. Alguns creditam esse número a uma maldição sobre os Hemingway, tal como a qualquer e existe também sobre uma outra família famosa, uns tais Kennedy...
ResponderExcluirA depressão e consequente suicídio são recorrentes na família. Além de seu pai, Clarence, sua irmã Úrsula, seu irmão Leicester e o próprio Ernest, mais tarde sua neta Margaux (lindíssima modelo e atriz) tiraria a vida. Alguns creditam esse número a uma maldição sobre os Hemingway, tal como a qualquer e existe também sobre uma outra família famosa, uns tais Kennedy...
ResponderExcluirEduardo, realmente... um problema triste que percorreu a família...
ResponderExcluirDepressão é horrivel!!
ResponderExcluirmuito triste, Vander! Muito triste...
Excluir