O holandês Anton van Leeuwenhoek (foto abaixo) (1632 – 1723), era um pacato lojista e porteiro da prefeitura.
Porém, tornou-se um notável naturalista e para alguns, é considerado o inventor do microscópio e, para outros, o aperfeiçoador deste aparelho.
Leeuwenhoek usava o microscópio para analisar piolhos e amostras de água de lagos, em meados da década de 1670, e foi estimulado por amigos a analisar os fluidos sexuais masculinos.
Mas não avançou, preocupado que escrever sobre o sêmen e o coito pudesse ser indecente. Vamos parar para analisar com a mente da época... Meados do século XVII? É, tocar nesses assuntos era complicado mesmo!
Mesmo assim, em 1677, ele cedeu! Ao examinar seu próprio sêmen – ele esperava ver "minúsculos homenzinhos" nadando no líquido - ele ficou imediatamente impactado pelos pequenos 'animálculos' (animais só visíveis no microscópio) que encontrou se retorcendo ali dentro. Eram os espermatozoides, que até então, ninguém havia comentado sobre a existência. Anton deve ter tido uma reação hilária!
Segundo o biólogo Bob Montgomerie, da Universidade Queen, no Canadá, Leeuwenhoek chegou-se a pensar que "o vapor emitido pela ejaculação masculina de alguma maneira estimulava as mulheres a fazer bebês, enquanto outros acreditavam que os homens é que fabricavam os bebês e os transferiam às fêmeas para incubação".
E vocês acreditam que, mesmo com as descobertas de van Leeuwenhoek, passaram-se aproximadamente 200 anos até que os cientistas entrassem em consenso sobre como se formam os seres humanos? Pois é...
Seu microscópio consistia em uma lente simples e bastante pequena e foi com esse modelo que descreveu os procariontes; o espermatozoide de insetos, cães e humanos; fibras musculares; glóbulos vermelhos; capilares sanguíneos; protozoários; rotíferos e o parasita intestinal Giardia lamblia, isolada de suas próprias fezes.
Ainda bem que a curiosidade foi maior e 'o pai da microbiologia' fez muitas descobertas ou estaríamos até hoje achando que os homens carregam pequenos "hominhos" no... Deixa para lá! (risos)
Desconhecia esse! Muito bacana!!
ResponderExcluirEu também, Vander! O descobri em minhas pesquisas para o blog.
Excluir