O físico alemão Werner Karl Heisenberg (foto abaixo), em 1927, desenvolveu as ‘equações de incerteza’ (o famoso ‘Princípio da Incerteza de Heisenberg’) envolvidas na mecânica quântica, regras que explicam o comportamento em pequenas escalas de minúsculas partículas subatômicas.
Apesar da série de televisão ‘Breaking Bad’ ter recuperado o nome de Heisenberg (o protagonista Walter White escolhe o nome para suas atividades criminosas) para o grande público, Werner era um físico teórico brilhante, porém quase não conseguiu seu doutorado, porque não sabia quase nada sobre as técnicas experimentais. Que ironia, não?!
Quando um professor particularmente cético em sua banca examinadora perguntou-lhe como uma bateria funcionava... E ele não tinha nem ideia! Vê se pode?
Cada um na sua área! (E recomendamos assistirem a série citada: é fantástica!)
Outro físico, o norte-americano Julius Robert Oppenheimer (foto abaixo) dirigiu o ‘Projeto Manhattan’ para o desenvolvimento da bomba atômica, durante a 2ª Guerra Mundial. Detalhe: Oppenheimer nasceu no seio de uma família judia!! Oh, my...
Oppenheimer era um polímata (aquele com conhecimento muito amplo em mais de uma área), fluente em oito idiomas e interessado em uma ampla gama de assuntos, incluindo poesia, linguística e filosofia. Chegou, inclusive, a realizar uma completa formação tanto em matemática e ciências como em literatura grega e francesa. Adoramos!
Como resultado, Oppenheimer - às vezes - tinha dificuldade para entender as limitações das outras pessoas. Não é de se espantar, não é mesmo? O que o cara não sabia?! Por exemplo, em 1931, ele pediu a seu colega da Universidade da Califórnia em Berkeley, Leo Nedelsky para preparar uma palestra para ele. Nedelsky achou que seria fácil, já que estava tudo em um livro que Oppenheimer indicou.
Mais tarde, o colega voltou confuso porque o livro estava inteiramente em holandês. Eis a resposta de Oppenheimer: “Mas holandês é tão fácil!”...
Ambos faleceram de câncer: Heisenberg, em 01 de fevereiro de 1976, aos 74 anos e Oppenheimer, em 18 de fevereiro de 1967, aos 62 anos.
Perdas inestimáveis!
Dois gêniaços!!
ResponderExcluirVander, concordo!
Excluir