Todos sabem que o primeiro-ministro Winston Churchill foi conhecido por seu importantíssimo papel durante a Segunda Guerra Mundial, correto?
Deparei-me, certo dia, com uma reportagem nonsense estranha...
Na busca da veracidade, parti para as investigações e encontrei vários sites veículos de comunicação que diziam praticamente a mesma coisa, só que em datas diferentes: 2004 e 2019.
Do que se trata a reportagem?
Eis que contam que o papagaio - chamado de Charlie - que pertenceu ao estadista britânico Winston Churchill (1874-1965) completava 104 anos (ou seria 120 anos?).
Além de estar 'vivinho da Silva', consta que o papagaio continua xingando os partidários de Adolf Hitler.
Entre suas expressões favoritas estariam "maldito Hitler" e "malditos nazistas", que repete com o sotaque característico de seu falecido dono. Para dar credibilidade (ou não), as 'fontes' exibem: “de acordo com depoimentos dos cuidadores” e “do especialista em vida e obra do histórico primeiro-ministro”.
Ainda completam: “A arara está ficando um pouquinho agressiva e ranzinza agora que está velhinha. Mas sempre que ouve a porta de um carro, ela grita ‘tchau'”.
O bichinho em questão teria nascido em 1899. Churchill comprou o pássaro em 1937 e logo teria ensinado o animal a xingar.
As informações foram divulgadas pelo Daily Mirror e divulgadas pelos demais.
Diante das informações desencontradas, comecei as minhas perguntas indagações:
- É um papagaio ou uma arara azul?
- Como Charlie faz 104 anos em 2004 e em 2019 apresenta a mesma idade? Ficou congelado no tempo?
- Outros sites, em publicações de 2019, se deram o trabalho de fazer as continhas e reportaram que o ‘bichinho tagarela’ completava 120 aninhos!! Como é possível uma arara azul viver tantos anos??
De acordo com veterinários, esses pássaros vivem, em média, 50 anos. Poderiam ganhar mais publicidade com o ‘recorde do pássaro mais velho vivo’, não é mesmo?
De acordo com veterinários, esses pássaros vivem, em média, 50 anos. Poderiam ganhar mais publicidade com o ‘recorde do pássaro mais velho vivo’, não é mesmo?
Acreditam que encontrei no Wikipédia a notícia sobre o Charlie e algumas fotos de Churchill com araras (foto ao lado)?!
Não satisfeita, continuando na ‘brincadeira de investigadora’, a nível de Sherlock Holmes, descobri duas reportagens da BBC (ambas de 2004) (*caso queiram conferir, seguem os links: aqui e aqui) que não foram tão animadoras... Nelas, a filha do Winston Churchill rejeitou as alegações de que seu pai fosse dono do papagaio. Ela comenta que tiveram um papagaio cinza chamado Polly (que incomum nome! #sqn), por cerca de 3 anos e que foi vendido, antes da guerra, bem antes de Churchill virar primeiro-ministro.
Funcionários da propriedade Chartwell do National Trust, a antiga casa de campo de Churchill em Kent, disseram que realizaram uma busca minuciosa em registros e fotografias, mas não encontraram evidências de que ele teve um papagaio com nome de Charlie. Sabe-se que ele tinha um periquito australiano e outros tipos de animais, mas nenhum que atendesse à história do 'papagaio tagarela'...
E assim perguntamos: Seria fake news ou Charlie era realmente de Churchill?
O importante é que o penoso Charlie existe, continua vivo, ‘tagarelando’ e fazendo 104... (ou 120 anos, vai saber...)!!
Viva Charlie!!!
Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio!
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima
Se a própria filha desmentiu, então a história é falsa. Um papagaio, arara, cacatua ou seja lá o que for, não viveria tanto tempo. Parece mais uma lenda, criada já em tempos de guerra pra "descontrair" o ambiente pesado...
ResponderExcluirConcordo, Eduardo! Postei para mostrar o quanto é importante desconfiar de noticias hoje em dia! Há que buscar outras fontes para confirmar a veracidade. Se bem que se encontra muuitos sites, no famoso "copia e cola", confirmando a historia. Não podemos repetir o "é verdade! eu li na internet!" rsrsrsrsrs
ResponderExcluireu já tinha lido sobre o Polly, achei estranho um nome tão comum vindo de um cara que dizia discursos tão bons e inspiradores.
ResponderExcluirNa matéria ele falava uns palavrão mais grossos contra o Hitler.
Realmente, Ron Groo,em alguns sites reportaram "hostilidades bem pesadas"... eu evitei coloca-las, para não assustar o leitor rsrsrsrs... Também achei "Polly" e/ou "Charlie" nomes bem meiguinhos! rsrsrsrs
ExcluirHAHAHAHAHAHAHA
ResponderExcluirPapagaio tagarela! Tive um!
Ficava na empresa! Falava palavrão aos montes!
Vai ver o seu era parente do Charlie, Vander! rsrsrsrsrs
Excluir