sexta-feira, 22 de maio de 2020

Leonardo da Vinci: pau para toda obra!

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, conhecido por obras como Mona Lisa e A última ceia, era polímata (ou seja, termo usado para quem têm conhecimento em vários assuntos). Entre as funções exercidas por ele, estão (é claro!) a de pintor, escultor, mas também, cientista, engenheiro, anatomista, matemático, escritor, inventor, arquiteto, botânico, poeta e músico! Ufa!! Assim, Leo era 'pau para toda obra'!
Todos esses desempenhos, tanto na ciência como nas artes, são justificados, além da genialidade, pelo fato de Leonardo seguir o chamado ciclo polifásico do sono, assim como o inventor Thomas Edison (postagem feita na semana passada). O sono polifásico, comum no período Renascentista, consiste em uma prática em que as noites de sono são substituídas por curtos cochilos de 30 minutos a cada seis ou quatro horas do dia. 

Querem saber mais curiosidades de Leonardo da Vinci? Então, 'mãos à obra'!

➤ Para Leonardo, não havia barreira entre a ciência e a arte, ou entre o coração e a mente. 
Seus estudos da anatomia humana o ajudavam na sua arte. Na década de 1480, seu interesse em replicar os tendões e a musculatura do corpo, levou-o a realizar numerosas dissecações em humanos e animais. Acredita-se que suas representações do coração, sistema vascular, órgãos genitais e outros aspectos anatômicos são algumas das primeiras ilustrações do tipo, registradas. 

➤ Até mesmo no que se refere à teoria da seleção natural (de Charles Darwin), fez uma observação interessante em relação às árvores. Ele concluiu que a espessura total dos galhos é igual à espessura total do tronco de uma árvore, e muitas espécies obedecem a essa regra. E ainda, mencionou que os anéis de crescimento dos galhos das árvores, dos chifres das ovelhas e de conchas fossilizadas indicavam seu tempo de vida.

 ➤ Ele cantava e tocava lira e flauta em reuniões da nobreza e nos palácios de seus patronos. Seus manuscritos sobreviventes contêm algumas de suas composições musicais também. O artista costumava ouvir música enquanto pintava. De acordo com seus próprios escritos, Leonardo considerava a arte sonora estreitamente relacionada às artes visuais, já que era similarmente dependente de um dos cinco sentidos, ainda que compreendesse que fosse menos duradoura do que uma pintura. 

➤ As centenas de páginas de cadernos pertencentes a Leonardo (foto ao lado) que sobreviveram ao tempo revelam um curioso hábito do artista: ele escrevia ao contrário, revertendo sua caligrafia para que só fosse legível se a página fosse vista através de um espelho (assim como vimos no post sobre Lewis Carroll, o mesmo costume)
Apesar de alguma suspeita de que ele estava tentando esconder algo (?), a verdade é que, por ser canhoto, fazendo assim ele podia evitar manchar ou apagar o giz com as mãos escrevendo ao contrário.


➤ Com isso, um estudo conduzido pela Galleria degli Uffizzi, em Florença, descobriu, recentemente, que da Vinci era na verdade, ambidestro. 
O estudo teve como base um desenho feito por da Vinci em 1473, quando tinha 21 anos. 
Uma análise das duas frases escritas no desenho levou pesquisadores a concluírem que ele era capaz de escrever com as duas mãos. 
A historiadora de arte Cecilia Frosinini disse que o artista "nasceu canhoto, mas foi ensinado a escrever com a mão direita desde muito jovem." Esse fato pode ter ocorrido pois, através da história, há muitos registros de perseguição aos canhotos - inclusive uma crença bíblica: a mão direita estaria para o divino assim como a esquerda, para o Diabo. 

➤ da Vinci tinha certa dificuldade de finalizar seus trabalhos e... quando  é que os terminava! (risos) Enrolar, adiar, arranjar outras coisas para fazer, perder o foco: a arte da procrastinação!! Mas, neste caso, foi a do tipo positivo! Leonardo não deixava de concluir suas obras por preguiça! Era por uma mistura de perfeccionismo e curiosidade.  Talvez atá a sua mente pensava sobre tantas coisas que, era impossível completar todas as ideias em registros ou obras. Biógrafos sugerem que, para ele, era mais interessante desvendar mistérios do que produzir. Não à toa que se encontram vários rascunhos de invenções e ideais. Leonardo sonhava com o futuro e não focava tanto no presente! Irônico, mas verdade...

➤ No entanto, existem exemplos de que Leonardo passava anos trabalhando em uma única obra de arte: ‘A Última Ceia’, então, foi uma delas e demorou três anos para ser concluída. 
Uma outra obra - que foi uma encomenda do Duque de Milão - provou ser seu comissionamento mais complexo. Solicitado a criar uma estátua de 6 metros de altura do pai do duque a cavalo, Leonardo trabalhou por quase 17 anos nos planos e no modelo. Antes que pudesse ser concluída, as forças francesas invadiram Milão em 1499 e atiraram na escultura de barro, quebrando-a em pedaços. 

➤ Leo era assim! Movido a descobertas, estudos!! Tanto que andava com um caderninho pendurado no pescoço, para anotar seus pensamentos a qualquer momento e não "perdê-los de vista" rsrsrsrs....

➤ Um fato em sua vida quase prejudicou suas as aspirações científicas e artísticas. Enquanto ainda trabalhava com aclamado artista Andrea del Verrochio, da Vinci foi preso e acusado de crime de sodomia, aos 24 anos, o que poderia tê-lo levado à sua execução. Na época, a homossexualidade era considerada crime em várias partes da Europa e inclusive em Florença.  
A acusação anônima de sodomia com 'prostituto' de 17 anos (Jacopo Saltarelli) foi feita contra Leonardo e mais outros dois jovens. Dois meses depois, Leonardo foi liberado e inocentado por falta de provas. Porém, precisou pagar multa e sofrer com as humilhações públicas. Ele ressurgiu, depois de ter desaparecido por 2 anos, para receber uma comissão em uma capela em 1878, em Florença.

➤ Há muita controvérsia sobre a sexualidade de Leonardo da Vinci. As informações sobre suas relações pessoais, originárias de registros históricos e escritos dos seus muitos biógrafos, divergem devido às atitudes da época em que viveram. O biógrafo Vasari, descreve dois belos jovens como “amores” de Leonardo em vários pontos dos escritos sobre a sua vida. No século XX, vários biógrafos tornaram mais explícita a referência à homossexualidade de Leonardo, embora outros tenham concluído que em grande parte da sua vida, Leonardo foi celibatário. 

➤ Leonardo deixou como legado, inúmeras obras de arte e cadernos compostos por cerca de 13.000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e filosofia natural - precursora da ciência moderna - (foto abaixo). Como inventor criou centenas de projetos de hidráulica, cosmologia, geologia, mecânica, música e audaciosos projetos de engenharia. Na década de 1960 em Madri, descobriu-se mais de 700 páginas de desenhos sobre aviação, arquitetura e engenharia mecânica, datadas entre 1491 e 1495. 

Não há como negar que Leonardo da Vinci veio a se tornar um dos maiores gênios da humanidade. Um indivíduo à frente do seu tempo que era pouco letrado e inábil com conceitos matemáticos – ele quase não frequentara a escola e mal sabia ler em latim ou fazer uma conta de divisão, por mais incrível que possa parecer.

Não só ele tinha um físico, que na juventude beirava a perfeição, segundo vários contemporâneos (descrito como ‘espetacular beleza física’), mas era um indivíduo 'sui generis': filho ilegítimo, possivelmente homossexual (não provado!), polímata, tinha 180 de QI, era vegetariano (embora servisse carne a seus convidados quando os recebia), ambidestro, pacifista - que ainda assim, engendrava armas e mecanismos de guerra -, mas costumava comprar animais enjaulados no mercado apenas para libertá-los e também foi considerado, às vezes até herético. 

➤ Aos 67 anos, já debilitado e com a mão direita paralisada, Leonardo da Vinci faleceu no Castelo de Cloux, Amboise, França, no dia 2 de maio de 1519. Foi sepultado no convento da Igreja de Saint Florentin, em Amboise. As últimas palavras de Leonardo da Vinci teriam sido: 

“Ofendi a Deus e a humanidade, fazendo muito pouco da minha vida”. 

Pouco?? Ah, não mesmo!...

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

2 comentários: