sexta-feira, 8 de maio de 2020

Thomas Edison: pai da lâmpada?!

Vamos seguir com as curiosidades. O post de hoje, pegando o gancho da postagem anterior do Nikola Tesla (leia aqui), falamos do inventor, cientista e empresário Thomas Edison.

Você sabia que:

➤ Thomas Alva Edison, quando criança, deixou de frequentar a escola. O diretor (da única) escola de Port Huron, afirmou que o pequeno tinha problemas de aprendizagem e falta de interesse. Seu professor, o padre Engle, dizia que ele tinha "o bicho no corpo, que é um coça-bichinhos estúpido, que não para de fazer perguntas e que lhe custa a aprender". Além disso, o garoto recusava-se a fazer as lições. Situação bastante normal quando se trata de ‘gênios’. Sua mãe entendeu que ele, talvez, tinha dificuldade em se encaixar em um padrão e optou que ele fosse educado em casa (processo home schooling), que, mais tarde, ajudou a torna-lo autodidata.   

➤ Quando era adolescente, Thomas ficou parcialmente surdo. Surgiram várias lendas e ninguém sabe exatamente o real motivo! Algumas teorias (difíceis de acreditar) apontam que foi pelo tanto de puxões da orelha que levou de sua mãe ou das muitas pancadas na cabeça de chefes bem estressados. 
Outras duas teorias - que prefiro apostar nessas possibilidades menos bizarras - , são que alguma doença na infância, teria afetado a sua audição ou ainda, aos 14 anos de idade, Thomas sofreu um acidente ao descer do trem, em movimento e que, com o tempo, foi lhe tirando a audição. 

➤ Ele seguia o método de sono polifásico, assim como vários cientistas que vamos citar em postagens futuras. 


➤ Sabe qual foi a forma que ele adotava para selecionar seus colaboradores? O método utilizado consistia em marcar um almoço em algum lugar, oferecendo ao candidato um prato de sopa, que sempre vinha com um saleiro na frente. Se o aspirante adicionava o sal antes de provar o prato, Edison o eliminava imediatamente de sua lista, já que achava que quem agia com base em uma suposição tinha uma maneira de pensar inapropriada para o tipo de funcionário que ele procurava. 
Não sei se essa informação procede. Achei interessante em citar por se tratar de um ponto de vista empresarial e forma de pensamento.

➤ Quando se trata das invenções de Thomas Edison, que são muitas (ele possui mais de 2000 patentes), surge a briga discussão: “ele inventou a lâmpada!” e “Não! Ele não inventou!”. 
Na realidade, ele não é o inventor, porém, foi o responsável por torná-la viável para comercialização. De acordo com as fontes, ele desenvolveu a lâmpada incandescente, que apesar de não ser mais tão popular hoje em dia, ainda é usada em muitos lugares. 
O protótipo, aceso no dia 21 de outubro de 1879, brilhou 45 horas seguidas. 
Em 1882, ele criou um processo de distribuição de energia para iluminar a grande Nova York, o que o deixou muito rico milionário. 


➤ Você conhece a General Electric Company? Aposto que conhece a marca (foto ao lado) ou já viu em algum produto, como ferro de passar, geladeiras, lâmpadas e etc. De quem era a companhia? Sim, era dele mesmo!


A empresa foi fundada em 1892, pela fusão da companhia energética de Edison (Edison General Electric) com a Thompson-Houston Company. 
A fundação da nova empresa foi importante para o inventor, já que ele conseguiu obter direitos sobre várias patentes de concorrentes. Atualmente é uma multinacional de serviços e energia.

➤ Em 18 de outubro de 1931, Thomas Edison morreu em casa devido à complicações pela diabetes. Seu corpo foi enterrado atrás da casa, que fica em Glenmont, em New Jersey, EUA. 
Uma lenda (outra??) afirma que o inventor deu o seu último suspiro em um tubo de ensaio no Museu Henry Ford, em Michigan. O responsável pela instituição - o próprio Henry Ford - teria convencido Charles Edison, um dos filhos de Thomas, a selar o tubo com o ar na sala onde o inventor morreu, como uma forma de recordação. 

Que personalidade mais cheia de “teorias e lendas”!

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima!

7 comentários:

  1. Personalidade cheia de teorias, lendas e excentricidades, pra não dizer esquisitices, não é?
    Sempre achei que o pai da Lampad(inh)a fosse o Prof. Pardal...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Realmente, personalidade cheia de teorias e lendas! Quem sabe podemos criar uma em relação ao Prof Pardal e Thomas Edison? Rsrsrsrs

      Excluir
  2. Esses gênios... tudo meio doido!!
    HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  3. Vou seguir essa forma de seleção de funcionários.

    ResponderExcluir
  4. 'Meio' não, Vander! 'Totalmente'! Rsrsrs são as peculiaridades dos gênios! Rsrs

    ResponderExcluir
  5. Uma forma interessante, não é verdade? Rsrsrs

    ResponderExcluir