quarta-feira, 27 de maio de 2020

Hora de tosquiar o cabelo, Dmitri Mendeleiev!

Talvez tenha faltado à aula nesse dia, mas você sabia que Dmitri Mendeleiev foi o químico e físico russo, criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, prevendo as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos?

Sabia que:

► Ele tinha dezessete irmãos... ou quatorze, dependendo da fonte consultada? De qualquer forma, todas as fontes concordam que ele tinha muitos irmãos e somente 8 viveram até a fase adulta.

► Mendeleiev (foto abaixo) tinha o hábito de cortar o cabelo só uma vez por ano? No início da primavera, quando o tempo estava mais quente, costumava chamar o pastor local, que se encarregava desse assunto como um "tosquiador". 


► Durante um cochilo, Mendeleiev sonhou com a tabela periódica e logo ao acordar passou tudo para o papel? O próprio Mendeleiev lidava com esse boato com ironia: “Fiquei pensando na tabela por cerca de 20 anos e vocês dizem: ‘sentou-se e, de repente, está pronto’”.

► Seu mau gênio era notório? Por vezes, se irritava a ponto de dançar literalmente de fúria!

► O químico gostava de produzir malas nas horas vagas? O gosto por tal ofício surgiu em Simferopol, quando, durante a Guerra da Crimeia, a escola onde lecionava acabou sendo fechada.
Outro hobby era aeronaves. Certa vez, ele construiu um balão que subiu a uma altura de 3 Km.

E você sabe quais os outros passatempos do 'pai' da tabela periódica? Seus favoritos eram: caçar borboletas (que fofo!), beber vodca (sendo russo, vodca seria como se fosse leite!) e assistir telenovelas ucranianas (será?).

Sabia que, além da química, ele se dedicava à geologia, física, economia e metrologia? Durante sua vida ele escreveu (só, e somente só) 431 trabalhos científicos!!

Para finalizar, as curiosidades desse cientista, um trecho do livro “O sonho de Mendeleiev - a verdadeira história da química”, de Paul Strathern: 

Esse é o famoso cabelo desgrenhado que, em certa ocasião, levou o químico escocês Sir William Ramsay a descrever Mendeleiev como “um estrangeiro peculiar, em cuja cabeça cada fio de cabelo se comportava de maneira independente de todos os demais”. Ramsay supôs que Mendeleiev era da Sibéria, tomando-o por “um calmuco, ou uma dessas criaturas exóticas”.

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

2 comentários:

  1. Caramba! Ele era meio diferentão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente mas comum no meio científico,né,Vander? Acho o máximo 'a não preocupação com o visual e asseio ' dos cientistas antigos rsrsrsrsrs

      Excluir