terça-feira, 5 de maio de 2020

Nikola Tesla e seu amor por pombos!

Iniciaremos as “curiosidades, fatos ou mitos” com Nikola Tesla: inventor, sérvio-americano, que descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental da física e da base de todos os dispositivos que usam correntes alternadas.  Você sabia que:

➤ Tesla nasceu durante uma tempestade de raios, no dia 10 de julho de 1856, na região da atual Croácia (que, até então, fazia parte do Império Austro-Húngaro). Ironicamente, a parteira afirmou que o garoto seria uma “criança da escuridão”, por considerar a tempestade um sinal ruim. A mãe retrucou dizendo “não! Da luz”. Seria ele predestinado? 

➤ Tesla foi criador de diversos inventos da engenharia mecânica e elétrica. Deixou importantes contribuições para o desenvolvimento das tecnologias mais importantes dos últimos séculos, como da transmissão via rádio, da robótica, do controle remoto, do radar, da física teórica e nuclear, expansão da balística e da ciência computacional. Ele também imaginou a internet sem fio, celulares e drones. 

➤ Tesla registrou cerca de 40 patentes nos Estados Unidos e mais de 700 no mundo todo. 

➤ Ele trabalhou para Thomas Edison fazendo avanços importantes em rádio, robótica e eletricidade - protagonizaram uma polêmica tecnológica épica “a guerra das correntes”. E ainda que Tesla tenha ganhado essa "batalha", foi Edison quem deixou seu nome na história como o "pai da eletricidade". Conta-se por aí que Tesla foi quem realmente inventou a lâmpada, e não Edison. Porém, os dois aclamados inventores nunca foram adversários de verdade e até trabalharam juntos no desenvolvimento de geradores de corrente contínua. A relação entre os dois poderia ser descrita, no máximo, como “rivalidade de negócios”.

➤ Tesla era poliglota. Além do sérvio, falava ainda 7 idiomas com fluência: latim, italiano, checo, francês, inglês, húngaro e alemão. 

➤ A memória de Tesla era eidética, ou seja, fotográfica, e ele conseguia lembrar o conteúdo de livros inteiros e imagens em grandes detalhes.

➤ Tesla não gostava de posar para retratos, fazendo-o somente uma vez para a princesa Vilma Lwoff-Parlagh. E nas raras fotografias, estava sempre de lado, expondo seu “melhor ângulo” (como se observa na foto ao lado).


➤ Apresentava costumes estranhos para dormir: hábito de dormir muito pouco (preferia ter apenas 2 horas de sono por dia) e curvava os dedos do pé 100 vezes antes de deitar, porque acreditava que isso estimulava as células cerebrais.

➤ Além da compulsão por buscas científicas, Tesla parecia ter transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), pois ele se recusava a tocar em qualquer coisa, como um pouco de pó (possível sintoma de misofobia, a aversão a germes e sujeira), cabelos ou qualquer coisa redonda - como as joias – especialmente as pérolas. Em cada refeição, ele usava exatamente dezoito guardanapos para polir os utensílios até ficarem brilhantes. Haja guardanapos e braço para polir tudo! 
Ainda, ele se tornou obcecado com o número 3 e andava em volta de um edifício três vezes antes de entrar. Por que o número 3? 

➤Tesla nunca se casou. Era celibatário e afirmava que a castidade era muito útil às suas capacidades científicas. 
Quando realmente participava na vida social, muitas pessoas o referiam de um modo muito positivo e admirador. 

➤ No entanto, Tesla por vezes mostrava traços de crueldade; expressava abertamente a sua repulsa por pessoas obesas, tendo despedido certa vez uma secretária devido ao seu peso.  Era também rápido a criticar as roupas dos outros, e em muitas ocasiões ordenou uma subordinada que fosse a casa e mudasse de vestido. Será que tem alguma relação com a forma “redonda” das pérolas? 

➤ Ele foi um ambientalista. O inventor defendia o desenvolvimento de combustíveis renováveis e pesquisou métodos de gerar energia pelo solo e pelo ar, alternativas que poderiam substituir o consumo e impacto do combustível fóssil. 
Talvez por ser ambientalista, nos seus últimos anos de vida, tornou-se vegetariano.  

➤ Uma das cerejas do bolo: Uma das excentricidades mais notáveis de Tesla era sua predileção por pombos, que chegou a tal ponto em que era possível vê-lo coberto por esses animais nas ruas de Nova York. Dizem que ele afirmou ter se apaixonado por uma pomba! Pomba de sorte... #sqn 

➤ Tesla morreu em 7 de janeiro de 1943. De acordo com alguns biógrafos, seus últimos dias de vida foram melancólicos, na miséria financeira, sofrendo de uma sensibilidade extrema à luz, ao som e outras influências e... conversando com pombos imaginários (?). Os amiguinhos pombos o acompanharam até o final!

➤ Quando Tesla morreu, um dos escritórios do governo americano recolheu todos os pertences do inventor. A maioria das coisas foram devolvidas à sua família e outros itens foram doados para o Museu Tesla em Belgrado, capital da Sérvia. Curiosamente, vários documentos pessoais dele continuam nas mãos dos Estados Unidos e nunca foram divulgados.  


Gostaram das peculiaridades de Nikola Tesla?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima!

5 comentários:

  1. Pombos?? Ah se ele conhecesse a Esquadrilha Abutre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Vander!!!!!!! Ele ficaria mais apaixonado?!

      Excluir
  2. A vida e hábitos dele só dão mais veracidade à expressão "de perto, ninguém é normal". Homem extremamente inteligente, mas também com a mente recheada de conflitos e cheio de manias.
    Um Da Vinci da era moderna, homem muito à frente de seu tempo.Imagino o tanto de engenhosidade que foram usurpadas pelo governo americano e nos dadas em doses homeopáticas. Lembrei-me do filme Homens de Preto, quando o Agente K mostra as invenções alienígenas que são lançadas convenientemente para nosso conforto. Aliás, já li uma vez que algumas pessoas consideram o próprio Tesla um alienígena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eduardo, realmente uma mente brilhante e criativa! Em um documentário que vi sobre ele, fala de seus vários e vários trabalhos científicos, que estão em posse do governo americano. Há uma teoria que alguns membros desse setor, fizeram fortuna com patentes, ao ter contato com certos manuscritos de Tesla... vai saber né?
      E eu não conhecia a ideia de "alienígena". Boa curiosidade!
      Boa parte, em minhas pesquisas, retratam-no como o gênio esquecido ou injustiçado. Penso da mesma maneira...

      Excluir