segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Immanuel Kant – Rotina: uma qualidade de vida!

O filósofo prussiano Immanuel Kant fazia da obsessão um estilo de vida.
Além de ser apontado como um famoso hipocondríaco, o filósofo também tinha fama de seguir uma rotina impecável. Exagero? Nem um pouco! Acompanhem:

De 1783, quando comprou uma casa, até 1804, o ano de sua morte, Kant fez sempre as mesmas coisas, nos mesmos horários, todos os dias. 

Ele acordava antes da 5hs da manhã, tomava chá e fumava seu cachimbo. Depois escrevia até às 7hs, dava aulas até às 11hs e então voltava a escrever até às 13hs. A partir desse horário, Kant (foto abaixo) almoçava e fazia sua caminhada no centro da cidade de Konigsberg. Uma tortura para quem odeia rotina, mas uma sugestão muito eficiente para quem gosta de otimizar o tempo.

A regularidade era tanta que os vizinhos diziam que ajustavam seus relógios a partir do filósofo. Sua pontualidade faria com que o Big Ben (relógio) ficasse no chinelo, rsrsrsrs...

A rotina de Kant era tão notável que a rua por onde ele passava ficou conhecida como “The Philosopher’s Walk” (O Caminho do Filósofo, em tradução livre). 

Ao verem fisicamente Kant, muitos tinham impressão de fragilidade. O filósofo era magro, tinha um pequeno porte, peito e ombros delicados e estreitos. Provavelmente, não fosse uma rigorosa disciplina de vida, que incluía desde horários até a alimentação e o repouso, o filósofo não teria vivido tanto. Médicos e amigos próximos reconheciam tais rigores.

Por aproximadamente 15 anos Kant trabalhou como livre docente. Ou seja, o filósofo ministrava cursos livres que eram custeados diretamente pelos estudantes e o descreveram como: "as palavras fluíam dos seus lábios, ele tinha graça, humor" (mas estudar a partir de seus escritos, não é "bolinho", rsrsrs...)

Aos 79 anos de idade, Kant faleceu, após prolongadas doenças que apresentava sintomas semelhantes ao Mal de Alzheimer: O filósofo já não reconhecia os amigos íntimos e não conseguia conectar raciocínios, nem mesmo os mais simples.
Justamente um grande pensador, foi privado disso no fim... Que ironia do destino!

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

2 comentários: