segunda-feira, 22 de junho de 2020

A vida injustiçada de Johannes Kepler

Johannes Kepler foi um astrônomo, astrólogo e matemático alemão. Responsável pela elaboração das “Leis do Movimento Planetário” - as "Leis de Kepler". Aperfeiçoou as ideias de Galileu Galilei e deixou importantes trabalhos que influenciaram nas futuras descobertas de Isaac Newton.
Talvez não saibam, mas...

➤ Com 4 anos de idade, Kepler contraiu varíola. A doença o deixou com uma deficiência visual e com as mãos "aleijadas". Sua saúde, então, se tornou bem frágil.

➤ Seu pai abandonou a família quando Kepler tinha apenas 5 anos de idade. 

➤ Apesar dos problemas, Kepler foi um bom estudante, desde os primeiros anos.. Depois de concluir a escola primária e a escola de latim, ingressou no seminário com o objetivo de estudar Teologia e seguir a carreira religiosa. Graças a sua inteligência, em 1589 recebeu uma bolsa de estudo para estudar astronomia na Universidade de Tübingen. Kepler graduou-se em 1591, e sua paixão pela Ciência e pela matemática o fez desistir de se tornar ministro da Igreja.

➤ Com 23 anos aceitou o convite para lecionar Astronomia na Universidade de Graz, na Áustria.

➤ Kepler (foto ao lado) negava acreditar na Astrologia. Ele viveu numa época em que não havia nenhuma distinção clara entre astronomia e astrologia, sendo que hoje sabemos que a primeira trata-se se ciência e a segunda, "misticismo"...

➤ Johannes Kepler se reuniu ao astrônomo dinamarquês, Tycho Brahe, matemático oficial do Sacro Império Romano-Germânico (falaremos mais sobre ele na postagem de sexta-feira, dia 26/06), que se encontrava exilado em Praga. A convivência entre eles não foi das mais fáceis, mas o contato com o dinamarquês deu a Kepler novos conhecimentos astronômicos. Dois dias depois da morte de Tycho, em 1601, Johannes tornou-se astrônomo real, tomou posse dos importantes dados obtidos por Brahe (que se negava passar alguns para Kepler), continuou com suas observações e sob sua orientação foram cuidadosamente estudas mais de 228 estrelas!
Dedicação sim! Procrastinação, não! 

➤ Por ser um visionário em sua época, Kepler foi perseguido pela Igreja Católica durante a Contra-Reforma - a resposta da Igreja em relação ao movimento da Reforma Protestante.

➤ Kepler não era ‘chegado’ à banho (convenhamos, isso era absolutamente normal para a época!). Dizem que ele tomou um banho em sua vida toda, apenas por insistência de sua esposa. Alguns dias após, ficou doente e "acamado". Ele atribuiu sua doença ao banho.
Ah, moço...!

➤ A vida de Kepler foi uma série de infortúnios! Foi casado com Bárbara Müler que, mesmo com pouca idade (23 anos), já era viúva... Duas vezes! Bárbara era uma mulher caprichosa, sofria de epilepsia e mais tarde, enlouqueceu. Juntos, tiveram 3 filhos. Bárbara morreu após contrair "febre maculosa húngara". Os seus três filhos morreram após contraírem varíola, entre os anos de 1611 e 1612.

➤ Em 1613, Kepler casou-se, pela segunda vez, com Susanna Reuttinger. De acordo com biógrafos, ele foi muito feliz nesse casamento, com muitos filhos. Porém, ele enfrentou problemas financeiros e sofreu com a morte de dois filhos.

➤ Em 1611, foi obrigado a pedir ao Duque da Baviera perdão para a mãe, que era curandeira e herbolária, condenada a morrer queimada sob a acusação de práticas de feitiçaria. Ainda que fosse o começo da era moderna, ter conhecimento sobre plantas e ervas levantava suspeitas de bruxaria. 

➤ O Imperador Romano-Germânico, Fernando, o qual Kepler prestava seus serviços como astrônomo, tinha lhe estipulado uma pensão. Entretanto, Kepler raramente a recebia! Ele chegou a passar fome, mas persistia nos seus estudos. Morreu durante uma das frequentes jornadas que fazia para receber seus ordenados atrasados.

➤ Assim, em seus últimos anos, Kepler passou grande parte de seu tempo viajando, da corte imperial em Praga até Linz e Ulm para uma moradia temporária em Sagan, e finalmente para Regensburg. Pouco depois e chegar em Regensburg, Kepler adoeceu e faleceu em 15 de novembro de 1630. Foi enterrado lá, mas o local foi perdido depois que o exército sueco destruiu a igreja. Apenas o epitáfio poético de autoria do próprio Kepler sobreviveu ao tempo:

Mensus eram coelos, nunc terrae metior umbras
Mens coelestis erat, corporis umbra iacet.
(Eu medi os céus, agora eu meço as sombras
Minha mente ao céu esteve presa, o corpo descansa na terra)

➤ Em 2009, a NASA nomeou uma sonda espacial - Kepler - pelas extraordinárias contribuições dele no campo da astronomia.

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário