quarta-feira, 10 de junho de 2020

Louis Pasteur: germes e ... germes!!!!

Já ouviram falar do cientista (físico e químico) francês, Louis Pasteur? Sim?! Aquele que ficou famoso pelo processo de ‘pasteurização’ – processo responsável por eliminar micro-organismos e tornar os alimentos mais saudáveis, incluindo leite e vinhos...? Então! Sabiam que...

➤ O seu pai foi sargento na Armada Napoleônica?

➤ Que Pasteur não foi um aluno aplicado e nem se destacou, tanto na escola como na universidade?

➤ E que ele foi responsável pela criação da primeira vacina contra a raiva (antirrábica)?

➤ Também entrou para a história da ciência por dar embasamento à teoria de que as infecções eram causadas por micro-organismos vivos? Antes disso, as pessoas acreditavam que elas eram provocadas por ‘miasmas’ –  o ar era nocivo no ambiente - gerados por matéria em decomposição.

➤ Sabiam que o Instituto Pasteur (instituição privada responsável pelos estudos de micro-organismos, das doenças e das vacinas) foi a primeira instituição a isolar o HIV e provar que a AIDS era uma doença provocada por vírus e que 8 cientistas do Instituto foram agraciados com o prêmio Nobel de medicina, até o ano de 2016?
Pois é! Incrível!

➤ Pasteur (foto ao lado) também foi um dos primeiros cientistas a obrigar os médicos a esterilizar por fervura as bandagens e instrumentos cirúrgicos antes das cirurgias, algo que contribuiu bastante para o declínio das infecções durante o pós-operatório?

➤ Sabiam que Louis ficou tão paranoico com os micróbios que examinava com uma lente de aumento todos os pratos que lhe eram servidos? (Imaginem ele, hoje, nesses tempos de Covid-19...) 
E que ficou tão obcecado (algo que chamamos de Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC) por limpeza e que chegou ao ponto de evitar cumprimentar desconhecidos para não “se contaminar” com os germes delas?  #SheldonCooperFeelings

➤ Por fim, sabiam que ele é considerado um dos 3 principais fundadores da microbiologia, juntamente com Ferdinand Cohn (microbiologista e botânico alemão) e Robert Koch (médico, patologista e bacteriologista alemão)? 

Pasteur se tornou uma figura conhecida inclusive fora dos meios científicos. Sua fama era tamanha que quando morreu (de derrame cerebral, em 1895, na França) foi tratado com honras de chefe de Estado. Seu corpo foi sepultado no próprio Instituto Pasteur.

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

2 comentários:

  1. Sensacional! Seu "Pastér"... patrono da esterelização...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levou muito a sério seus estudos com "micróbios"rsrsrsrs

      Excluir