sexta-feira, 5 de junho de 2020

Walt Disney: “Where dreams come true”

Vamos explorar partes do mundo de Walt Disney? 
Iremos a bordo do tapete mágico emprestado pelo Aladin. Nessa aventura, nossos guias serão: o Dumbo, o Peter Pan e a Mary Poppins. Mas não se preocupe, caso haja algum problema com o tapete, a Sininho está conosco com o seu pó mágico! Se preferirem ir de carruagem, podemos providenciar uma de abóbora com Fada Madrinha da Cinderela. O lanche será de responsabilidade do Ursinho Pooh (com certeza à base de mel) e do Chapeleiro Maluco (um bom e belo chá). O almoço será oferecido pelo chef Ratatouille e o jantar será no mesmo  restaurante que a Dama e o Vagabundo frequentam. No decorrer do passeio, teremos as companhias das princesas e príncipes de vários reinos, do casal Mickey e Minnie, Pinocchio e a Fada Azul, do Bambi, do Mogli e Baloo, do Scar, da Dory, Nemo e Marlin, da Malévola, do Zé Carioca, da Úrsula, da dupla de monstros Mike Wazowski e Sulley ,entre outros. Para fechar a noite, teremos um stand-up com Timão e Pumba. Peguem seus tickets e embarquem!!!!

➤ Walter Elias Disney, além do "pai do Mickey Mouse", foi produtor, cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, revolucionário, filantropo e cofundador da ‘The Walt Disney Company’.

➤ Nasceu em 5 de dezembro de 1901, em Chicago. Sua mãe, Flora Disney, era espanhola. 

➤ Na adolescência, Walt Disney descobriu que não tinha certidão de nascimento. Por esse motivo, sempre acreditou que era filho adotivo.

➤ Disney e seu irmão, Roy, faziam serviço de entrega de jornal, desde os 9 anos. O pai, Elias, notório pão-duro, fazia com que as crianças distribuíssem os jornais, nos braços, pelos 20 quarteirões, das 3:30 até 5:30 da manhã. E depois, voltavam para entrega das edições vespertinas.  Rotina diária, sem descanso, nos fins de semana, inverno e férias. Às vezes, paravam para brincar com brinquedos largados de fora de alguma casa, mas com medo. Se o pai descobrisse, a surra seria certa! Quando virou o empresário de sucesso, Walt declarou que acordava sempre suado no meio da noite por ter sonhado que havia se esquecido de entregar um jornal.

➤ Seu primeiro filme de animação foi 'Chapeuzinho Vermelho', criado em 1922 com a contribuição de outros artistas. Em 1923, fundou a ‘Disney Brothers Production’ com seu irmão Roy. A empresa depois se transformou na conhecida ‘The Walt Disney Studio’. 

➤ Um dos primeiros personagens criados por Disney foi o coelho sortudo Oswald, em 1927. 

➤ A famosa criação de Walt Disney (foto abaixo), o Mickey Mouse, teria surgido durante uma viagem de trem à Hollywood. O ratinho mais famoso do mundo teria o nome de ‘Mortimer’, mas a esposa de Disney, Lilian, convenceu-lhe para que trocasse o nome para ‘Mickey’.
A primeira aparição do camundongo foi no desenho “Steamboat Willie”, em 1928. No entanto, Mickey Mouse nem sempre foi este ratinho animado, bom moço e alegre. Quando foi criado, Mickey era muito mais sádico e levemente maldoso, como podemos notar em um de seus primeiros curtas.

Apesar de ter criado a ideia do ratinho, a sua personalidade, os esboços e a animação do Mickey, Disney nunca o desenhou em nenhuma estreia cinematográfica. Provavelmente só desenhou o rato quando os fãs lhe pediam autógrafos. 
Os desenhos eram confiados ao seu grande amigo, Ub Iwerks, chefe de animação dos estúdios Disney e outros artistas superiores. 

Depois de 1928, Walt Disney não estava mais animando, porque focava na parte de desenvolvimento e direção de história. Os fofoqueiros de plantão, afirmam que Iwerks não teve reconhecimento pelo seu trabalho. Algo incomum, pois Disney demonstrou ser uma pessoa muito íntegra e justa, como veremos em outros fatos mencionados mais adiante.
Bom... Certa vez, li que, de 1928 a 1947, ‘Disney foi o homem por trás do rato – literalmente’. O próprio Walt que dublou a voz de Mickey nesse período.  Já em 1947, delegou a tarefa a um técnico de som, Jimmy MacDonald, mas, mesmo depois disso, Walt continuou com a voz de Mickey para os curtas no ‘Clube do Mickey’.
E... Nos anos 50, ele teria declarado: “Nunca amei uma mulher como amo Mickey Mouse”.  Ah, isso enfraquece a relação hein, Walt!

➤ Ele também foi responsável pelo primeiro longa-animação da história, o ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ (1938). Walt Disney demorou anos para detalhar a personalidade de cada um dos sete anões e o resultado é uma obra ímpar. 

➤ O pintor Salvador Dali trabalhou com Disney em 1946 em ‘Destino’, um curta-metragem de animação, com traços surrealistas, sobre uma história de amor e que remonta a importância do tempo. Foi rodado, somente, uma sequência experimental de 15 segundos.

➤ Neste mesmo ano, Walt produziu algo bastante avançado para a época: foi o primeiro a falar sobre menstruação em um curta-metragem. A “A História da Menstruação” foi exibido para centenas de estudantes nas aulas de educação sobre saúde. Instrutivo!

➤ Revolucionário, durante a Segunda Guerra Mundial, Disney passou a colaborar com o FBI e com as Forças Armadas dos Estados Unidos, produzindo uma série de curtas animados usando seus personagens mais conhecidos para passar (ao contrário do que as teorias conspiratórias apontam) mensagens antinazistas e fazer treinamento militar. 
Um exemplo da ‘política da boa vizinhança’, com objetivo de estreitar laços com países que pudessem ter certa simpatia fascista, como o Brasil, fez nascer o personagem Zé Carioca e o filme ‘Você já foi à Bahia?'.  É claro que vocês vão poder ver outras matérias que criticam qualquer coisa desse filme, em relação à como foi feita a personalidade do Zé e etc., mas vamos deixar de lado as polêmicas, ok?

Outro curta, Mickey aparece com uniforme militar (primeira e única vez que isto aconteceu) em uma moldura na parede e Minnie, que está prestes a descartar a gordura usada para cozinhar, é interrompida por uma mensagem no rádio: as donas de casa que jogam gordura fora favorecem os inimigos, já que o óleo é usado para produção de munição. A ordem é guardar e congelar toda gordura e levar a um açougue autorizado em troca de dinheiro.
Convenhamos! Walt teve visão! Além de ajudar nas campanhas no período de guerra, divulgou seu trabalho e consequentemente, ganhou ‘simpatizantes do mundo Disney’. 

➤ Infelizmente, depois da guerra, Walt Disney estava com sua empresa arruinada. Ele tinha duas opções: ou fazia um filme ou vendia a empresa. Decidiu, assim, fazer o filme ‘Cinderela’ (1950), que foi um sucesso e fez com que a empresa lucrasse o suficiente para se manter. Alô "coaches", aprendam! (risos)

➤ Walt teve a inspiração de construir seus parques temáticos enquanto esperava suas filhas saírem de uma atração em um parque de diversões em Los Angeles. A ideia era de criar um lugar onde toda a família pudesse se divertir com brinquedos, independente da idade, que propiciassem experiências diversas e por isso os ambientes foram pensados nos mínimos detalhes: dos sons aos cheiros, das comidas até a qualidade do trabalho de seus colaboradores.

➤ Saindo um pouco do profissional, vamos às curiosidades pessoais: 
Você sabia que Walt Disney tinha um implante dentário de madeira?
E que era um fumante inveterado? Ele fez questão de esconder o vício até o fim da vida, para não comprometer ‘os modos de bom-mocismo’, normalmente associado aos estúdios Disney. 

➤ Walt era fascinado por trens. Adorava exibir aos seus convidados um dos modelos construído por ele mesmo, em seu escritório. Seu hobby tomou tamanha proporção que, em 1848, ele montou um modelo em escala 1/8 em seu quintal, com um trilho de 800 metros. 
Nota-se que ele era apaixonado por esse meio de transporte, visto que, o Mickey foi criado abordo de um e há vários curtas-animações que envolvem trens.

➤ Apesar de ter motoristas e vários funcionários à sua disposição, Disney gostava de mimar, descaradamente, suas duas filhas (foto ao lado), Diane Marie e Sharon Mae. Ele fazia questão de levá-las à escola, todos os dias. 

Os biógrafos dele acreditam ser uma reação normal, reflexo de uma educação rigorosa que tivera na infância.
Sharon era filha adotiva de Walt Disney e Lilian.

➤ O que era para ser um esporte relaxante, para Walt, o golfe era... agoniante!
Depois de passar uma manhã jogando golfe, ele achou tão frustrante que decidiu ocupar-se com outro tipo de jogo: boliche de gramado. (Nem sabia que isso existia...)

➤ Quando ficou famoso, Walt comprou uma casa nova para seus pais. E sempre que eles precisassem de qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, ele mandava seus próprios funcionários do estúdio resolverem.
Porém, certa vez, sua equipe não cuidou de um problema no forno da casa, não pelo menos, de forma apropriada. Tragicamente, sua mãe, Flora Call Disney, morreu, aos 70 anos, de envenenamento por monóxido de carbono, em 1938. Seu pai, Elias, sobreviveu, mas ficou muito doente por causa do vazamento de gás.
A filha de Walt, Sharon, disse que, mesmo muitos anos depois do incidente, Walt se manteve recluso e não falava sobre o assunto. 
Biógrafos especulam que o elemento da ausência de mães ou de óbito parental nos enredos de seus filmes está relacionado à essa trágica e repentina perda de sua mãe.

➤ Pelo visto, Walt Disney levou a outro patamar a questão de tratar bem qualquer pessoa, de qualquer lugar, em qualquer situação.
Em 1951, Thelma Howard foi contratada como empregada doméstica, tornou-se rapidamente parte da família e permaneceu na função por três décadas. Ela geria a casa da melhor forma possível, fazendo questão de ter certeza de que a geladeira estava sempre abastecida com cachorro-quente – que Walt gostava de comer, mesmo frio, quando chegava do trabalho.
Como gratidão e reconhecimento, Disney deu a ela, uma parte da empresa como presente de Natal. Como ela nunca movimentou as ações, quando morreu, em 1994, ela era multimilionária! Que presente maravilhoso, hein?! 
Thelma deixou uma herança de quase 4,5 milhões de dólares para o seu  único filho (que era deficiente) e aproximadamente a mesma quantia doada para crianças pobres e também deficientes. Que gesto lindo!

➤ Durante a vida, Walt Disney produziu quase 500 curtas, 21 longas de animação, 56 longas, mais de 330 horas do programa de TV Clube do Mickey e 78 episódios da série Zorro. Recebeu 29 estatuetas entre Oscar e Emmy Awards principalmente por seus curtas de animação. Ainda foi indicado 59 vezes a Oscar.

➤ Surgiu uma lenda de que Disney, após descobrir que tinha uma doença incurável, teria solicitado que congelassem seu corpo (processo conhecido como "criogenia") até que fosse descoberta a cura para a doença.  Depois da sua morte, em 15 de dezembro de 1966 (mesmo dia e mês de seu nascimento), espalhou-se o boato de que se corpo teria sido congelado. Claro que é pura bobagem! 
Walt Disney morreu, aos 56 anos, em Los Angeles, vítima de câncer de pulmão, mas seu corpo não foi congelado e sim, cremado! Suas cinzas  foram enterradas no Forest Lawn Park, em Glendale.
Seu irmão, Roy, continuou no comando dos negócios por mais algum tempo, vindo a falecer após o término da construção do Magic Kingdom e da inauguração do ‘Walt Disney World’, em 1968. 


Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 

Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

2 comentários: