quarta-feira, 24 de junho de 2020

Essa era a (venenosa) Cleópatra!

Cleópatra VII Filopátor foi a última governante do Reino Ptolemaico do Egito (51 a.C. a 30 a.C.).
Sua imagem como devassa, que levava seus amantes à perdição, é uma invenção dos romanos. Com a morte da rainha, eles fizeram o possível para manchá-la. 
Em geral, sua reputação foi moldada no decorrer dos tempos, modificadas e interpretadas de acordo com as múltiplas fontes. 
Por isso, listaremos 6 curiosidades da "Cléo" que (talvez) não sejam tão populares!

1) A briga de poder, planos de assassinatos e casamentos entre familiares eram comuns na tradição Ptolomaica - não foi diferente para o caso de Cleópatra e seus irmãos. Seu primeiro marido, Ptolomeu XIII - era, também, seu irmão mais novo - expulsou-a do Egito depois que ela tentou tomar posse do trono. Ela retornou um tempo depois, graças a ajuda do famoso Júlio César e em uma guerra civil, derrotou Ptolomeu, que morreu afogado no rio Nilo. 
Após essa guerra, Cléo decidiu se casar novamente, com seu outro irmão, Ptolomeu XIV. Acredita-se que ela tenha o assassinado em uma tentativa de tornar seu filho, co-governante. Ainda, em 41 a.C. ela projetou a execução de sua irmã, Arsínoe, que ela considerava uma rival ao trono.

2) Ao contrário do que muita gente pensa, Cleópatra não era totalmente egípcia, mas sim, era de origem grega!

3) Ela era uma rainha bem a frente do seu tempo! Também não era só um rostinho bonito (foto) – até por que não era mesmo!!! (risos) A imagem hollywoodiana não condiz muito com o que possivelmente foi a sua aparência real. 
Sua melhor arma de sedução, para influenciar a política, era sua simpatia e inteligência. Ela tinha, como se diz, o “conhecimento de como se fazer agradável a todos”.
Cleópatra foi educada em Alexandria, um dos maiores centros intelectuais da Antiguidade, e por isso, era capaz de recitar de cor partes da Ilíada e da Odisseia, de Homero. 

Aos 13 -14 anos, formou-se no estudo de retórica e aprendeu a organizar seus pensamentos com precisão e a expressá-los com elegância - sabia exatamente quando respirar, fazer pausas, gesticular, subir ou abaixar a voz. 
Estima-se que ela podia ler e falar, fluentemente, entre 10 e 12 línguas e compreendia matemática, filosofia, oratória e astronomia.  Ela também guardava grande respeito pelos eruditos de sua época e gostava de estar em sua companhia. 
O historiador Plutarco, apesar de odiá-la, dizia que Cleópatra tinha um ‘encanto irresistível, o qual nascia de sua conversa’.

4) Cléo era uma rainha vaidosa e isso não parece ser surpreendente! Sempre usava maquiagem, gostava de massagens com diversos tipos de óleos e costumava banhar-se com leite de... jumenta! Como muitos egípcios (que eram limpinhos) depilava o corpo e raspava a cabeça para evitar os piolhos. Para esconder a calvície, usava perucas.

5) Supostamente... Cleópatra teria inventado o primeiro vibrador. É... Ela produziu o tal objeto enchendo uma cabaça com várias abelhas. Bem "pra frentex"... Mesmo!!! 

6) A lenda de como Cléo morreu percorreu por séculos: ela teria sido envenenada ao permitir que uma serpente lhe picasse. 
Essa versão foi amplamente contestada. O próprio Plutarco (citado acima), por exemplo, afirmou que a rainha mantinha escondido em suas vestes um veneno muito potente. Outros historiadores apostam na possibilidade de que Cleópatra possa ter usado um alfinete, mergulhado no veneno de cobra, para se envenenar, ao espetar seu corpo com ele.
Recentemente, historiadores alemães afirmam que sua morte, provavelmente, ocorreu poucas horas depois de ingerir um coquetel de venenos, que incluía ópio, acônito (uma das plantas mais venenosas da flora terrestre) e cicuta (a mesma que matou o filósofo Sócrates).
Venenoooosa!

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

2 comentários: