sexta-feira, 10 de julho de 2020

Cristóvão Colombo era casca grossíssima!

Na postagem de hoje, vamos desvendar as lendas e as veracidades sobre o grande navegador e explorador italiano, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano: Cristóvão Colombo. 
Muitas coisas que aprenderam na escola não são tão legítimas assim... Confiram!

➤ Ainda que alguns pensem, Colombo não era espanhol. O descobridor da América nasceu na cidade italiana de Gênova. Seu nome em italiano era Cristoforo Colombo (foto ao lado).

➤ Não se sabe até que ponto é verdade, mas alguns historiadores argumentam que Colombo teria proposto a viagem pelo Atlântico ao rei de Portugal antes de sugeri-la à Coroa espanhola. 

➤ Cristóvão não foi o primeiro europeu a chegar à América. Antes dele, os vikings já tinham estado no continente. A descoberta é atribuída ao Bjarni Herjólfsson, no ano de 999, mas por conta de brigas entre os próprios grupos vikings e conflitos com os nativos, não foram bem-sucedidos na colonização da América (talvez, essa nem era a intenção dos mesmos...)
Colombo, quando navegou no final do século XV, em busca de um caminho à Ásia, foi parar na região hoje conhecida como o arquipélago das Bahamas.

➤ Há um mito de que Colombo queria mostrar a todos que a Terra era redonda – e não plana, como as autoridades eclesiásticas defendiam. (Porque raios essa ideia de Terra plana retornou, nem Deus sabe explicar...) Mas ele não tinha essa intenção. As teorias de que a Terra era redonda vêm desde os filósofos da Grécia Antiga (Pitágoras, Aristóteles, Eratóstenes), mas só tiveram respaldo científico com as descobertas de Isaac Newton, no século XVII. 
O que registrou-se é que Colombo, acreditava que a Europa era bem maior do que realmente é, e que o Japão estava bem mais distante da China do que se imaginava. Por isso, ele acreditava que, navegando a oeste, chegaria à Ásia. Eu conto, ou vocês contam?

➤ Na noite de 3 de agosto de 1492, Colombo partiu com 3 navios. Outro mito envolvendo sua história é os nomes dessas caravelas. Aprendemos que eram: Santa Maria, Pinta e Nina, certo? Quase! De fato, todas as embarcações que saíam da Espanha naquela época tinham o nome de algum santo. Assim, a nau maior, Santa Maria, apelidada de Gallega, seria um nome verdadeiro e as outras duas caravelas menores, eram Pinta e Santa Clara. Esta última foi apelidada de Niña em homenagem a seu proprietário Juan Niño de Moguer.

➤ A América foi avistada às 2h da manhã de 12 de outubro de 1492, por um marinheiro a bordo da caravela Pinta, Juan Rodríguez Bernejo (conhecido como Rodrigo de Triaga). Quando eles avisaram as autoridades espanholas, Colombo interveio e disse que ele quem havia notado uma luz no horizonte. Ele ficou com os créditos e ganhou muito por isso, deixando o verdadeiro descobridor sem nada. Que infeliz safado!!!
Cristóvão chamou a ilha (atual Bahamas) de San Salvador.

➤ Daí pode-se tirar como conclusão que Colombo não era flor que se cheirasse...
Inclusive, muitas pessoas de sua época o viam como um ‘monstro’ e o navegador amedrontou muitos com as suas maldades extremistas! Quem só ouviu falar, chocou-se depois de estudar sobre ele! Eis algumas de suas supostas crueldades: Vários nativos foram capturados por ele e feitos escravos. Colombo mandou alguns para o Haiti onde acreditava ter muito ouro e vários deles morreram durante a viagem. Os que retornaram com uma boa quantidade de ouro, receberam uma marcação no pescoço como sinal de que deveriam continuar a viver. Os que não estivessem usando isso teriam uma recompensa um pouco mais dolorosa: suas mãos eram cortadas! Não era um tipo de amputação, pois as feridas não eram tratadas e as vítimas eram deixadas para sangrarem até a morte. 
Não existia tanto ouro no Haiti, o que tornava quase impossível trazer o que Colombo exigia, ou seja, a maioria deles, atentos que não conseguiriam, tentavam fugir, mas os espanhóis os caçavam com cachorros e os matavam assim que os capturassem. Bartolomé de las Casas, um padre que se juntou a Colombo no Novo Mundo, em uma carta para Portugal escreveu: “Meus olhos viram esses atos tão estranhos à natureza humana e agora eu tremo enquanto escrevo”. Traumático, no mínimo!
Ele afirmava ainda, que os homens de Cristóvão cortavam partes dos nativos para testar suas lâminas e que faziam apostas de quem cortaria um nativo em duas partes primeiro ou qual conseguiria cortar uma cabeça de uma vez só. Sádico!!!
Colombo não parou de torturar os nativos e também começou a torturar, também, seus próprios aliados: Enquanto ele permaneceu no Novo Mundo, a comida ficou escassa, então estabeleceu-se algumas regras e uma delas era matar enforcado quem ousasse roubar um mísero pão. 
Quando um garoto roubou um peixe que estava fora da rede de outro, Colombo mandou cortar as mãos do garoto. Outro menino foi visto roubando milho, e Colombo decretou que arrancassem suas orelhas e seu nariz, o chicoteou e em seguida o vendeu como escravo. Quanto horror, não é mesmo?
E a lista das supostas atrocidades não para, infelizmente... Quando uma mulher espanhola irritava Colombo, ele sempre se certificava de que ela estava sendo humilhada corretamente. Ele a mandava ficar nua e a colocava para desfilar pela cidade montada em uma mula. 
Há um relato de que Colombo acusou uma garota de estar mentindo sobre gravidez. Ele então levou a moça para a cidade, totalmente nua em cima de uma montaria, e em seguida cortou a sua língua. 
Em certa época, o navegante resolveu transformar algumas moças em escravas sexuais para fins lucrativos. Sendo assim, ele começou a oferecer crianças entre 9 e 10 anos. Um homem chamado Michele de Cuneo escreveu em uma carta relatando que Cristóvão havia lhe dado uma jovem para servir de escrava sexual, e mesmo sem querer, foi forçado a ficar com ela. 
Pelo visto, aquela figura do Colombo que conhecemos, o desbravador de terras e tudo o mais, pode ter sido uma propaganda falsa, hein? Ele pode ter conseguido toda a fama pelos meios mais terríveis inimagináveis!

➤ Além disso tudo, Cristóvão e seus marinheiros não se limitaram a introduzir as doenças do continente Europeu no Americano. Eles levaram da América para a Europa, a famigerada sífilis! Embora essa teoria não seja nova, estudos de 3 universidades dos Estados Unidos confirmam que a primeira epidemia de sífilis na Europa, de que se há notícia, ocorreu em 1495, dois anos após o regresso de Colombo de sua viagem de descobrimento. Estudos genéticos da bactéria, em 2008, reforçam a hipótese da origem da epidemia... Algo não muito surpreendente, mas completamente decepcionante!

➤ Colombo foi recebido na Espanha com todas as honras depois da primeira viagem. O mesmo, porém, não ocorreu após a segunda e a terceira viagem. Na terceira, ele voltou preso em virtude de um conflito que não conseguiu controlar entre nativos e europeus. 
Depois, foi detido pela Coroa Espanhola por acusações de tirania e brutalidade aos povos indígenas. Demorou, não?!
Mais tarde, negou ter ganhado qualquer benefício por sua ‘descoberta’ e depois ainda, na ocasião de seu falecimento, alguns herdeiros reclamaram indenizações por conta de suas contribuições (através de pleitos colombianos).

➤ Apesar de assegurarem que Colombo tenha vivido ‘seus últimos dias’ pobre e esquecido, alguns garantem que ele possuía uma considerável riqueza proveniente do ouro que os seus homens haviam ajudado a acumular na Ilha de São Domingos. De acordo com seus diários pessoais, ele estava quase cego e sofria bastante em virtude da artrite. Se tudo que disseram que ele fez, for verdade, não havia sofrimento suficiente que não fizesse pagar os "pecados". 
Cristóvão faleceu em Valhodoid, na Espanha, no dia 20 de maio de 1506, com cerca de 55 anos de idade, de parada cardíaca causada por artrite reativa.

Acredite se quiser, mas Colombo morreu convencido de havia descoberto ilhas na costa oriental da Ásia, ao invés de um novo continente. Há!

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

2 comentários: