sexta-feira, 24 de julho de 2020

O grande Abraham Lincoln!

Abraham Lincoln é conhecido por seus grandes feitos, a maior parte deles como o 16° presidente dos Estados Unidos. Tornou-se um dos maiores governantes da América por suas atitudes antiescravagistas e sua perseverança na luta contra a Guerra Civil, iniciada a partir da sua tomada de posse, em 1860. 
Lincoln é considerado pelo povo e por estudiosos como um dos 3 maiores presidentes dos Estados Unidos. 

Vamos às 10 curiosidades de Abraham Lincoln:

1) Ele nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em um quarto de uma cabana na Fazenda Sinking Spring, no Condado de Hardin, Kentucky. 
Ele era o segundo filho de Thomas Lincoln e Nancy Lincoln. 
Sua mãe morreu bebendo o leite de uma vaca que, por sua vez, havia comido uma erva venenosa. Na ocasião, Abraham tinha apenas 9 aninhos!

2) Considerado "preguiçoso" em sua juventude, não pescava nem matava animais. Dizia não se sentir bem fazendo isso. Talvez só tivesse bom senso, né gente?!

3) Estudou apenas 18 meses em uma escola e, autodidata, formou-se em Direito. 
Apesar de criar a tradição de jurar a posse sobre a Bíblia, Abraham Lincoln tinha fama de cético, e ninguém nunca soube qual era, de fato, sua religião.

4) A maioria das descrições do físico de Lincoln sempre focam em sua altura - ele tinha 1,93m (!) – e na magreza. Porém, há relatos, mesmo que poucos, que o descrevem como um homem musculoso e portador de uma grande força. De qualquer modo, quando ele é retratado em filmes ou peças de teatro, sempre escolhem pessoas esguias.

5) Esse físico atlético se deve pelo fato de Lincoln ser um exímio boxeador. Comenta-se sobre os 300 combates de luta livre que lutou, teria perdido  apenas um. 

6) Além do mais, mencionam, também, que a voz de Lincoln era alta e penetrante. Algo que intimidava a população, assim como sua imagem. 
Em uma ocasião, acusaram-no de ser 'duas caras'. Lincoln se sobressaiu, mas não sem  humor: “Se eu tivesse dois rostos, estaria usando este?” É, faz sentido, Abe...!

Sobre sua aparência, durante sua campanha eleitoral (1860), Abraham recebeu uma carta de uma garotinha de 11 anos, Grace Bedell, sugerindo que ele deixasse seus bigodes crescerem, pois todas as mulheres gostavam de bigodes. No dia da posse presidencial, ele estava ‘barbado’, como o conhecemos das iconografias da época (foto abaixo). Após assumir o cargo, Lincoln pediu para conhecer a menininha para agradecer pelo conselho. Deve ter surtido efeito desejado, com as moças? Huuuum...

7) No período em estava na faculdade de Direito, Lincoln se apaixonou por Ann Rutledge – que estava noiva de outro homem, John MacNamar. 
John estava passando uma temporada em Londres e Ann preferia esperar a sua volta para romper o noivado pessoalmente. Infelizmente, ao longo da espera, Ann pegou febre tifoide e ficou gravemente debilitada. Lincoln a visitava todos os dias, porém, Ann morreu em pouco tempo e segundo relatos, durante 1 ano, ele entrou em profunda depressão por conta disso. Pobre Abe!

8) Um tempo depois, enquanto estava noivo de Mary Todd, ele se apaixonou por Matilda Edwards, o que colocou dúvidas sobre o casamento... E Mary, por sua vez, era conhecida por ‘flertar’ com outros homens, algo já de conhecimento de Lincoln. Inclusive, também, ela assumiu que por 2 anos antes da cerimônia, teve o desejo de romper a possível união.
No entanto, eles se casaram em 1842. As circunstâncias pela qual isso ocorreu divide opiniões. Um encontro em particular de Lincoln e Mary fez com que mudassem de ideia sobre o cancelamento do matrimônio. Em uma carta para um amigo, Abraham escreve que teria que se casar e a cerimônia seria dali alguns dias. Historiadores acreditam que Mary estivesse grávida, o que teria "acelerado" a decisão. 'Tá certo!

9) Apesar do sucesso, Abraham era descrito como um indivíduo com tendências melancólicas. Teria crises de depressão (como vimos no caso da morte de Ann) e ficava em estado debilitado com frequência.
Alguns biógrafos afirmam que ele teria até tentado cometer suicídio.
Em 1840, foi um dos anos mais difíceis da vida dele, na qual ele enfrentou uma severa crise, incapaz de trabalhar ou realizar qualquer outra atividade. Amigos contaram que ele passava horas falando o quanto era miserável e as pessoas próximas a ele passaram a esconder todas as facas de cozinha e navalhas de barbear, com receios de que poderia se matar a qualquer momento.
Que trágico!

10) John Wilkes Booth, um notório ator (e pior de tudo, era que Lincoln era fã proclamado deste ator!) e espião confederado, planejava sequestrar Lincoln com o intuito de fazer uma troca pela libertação de prisioneiros confederados. Após o discurso de 11 de abril de 1865, no qual Abraham promovia o direito de voto aos negros, Jonh, enfurecido, decidiu matar o presidente.
Assim, em 14 de abril desse mesmo ano, John assassinou Abraham enquanto ele e sua esposa assistiam a uma peça de teatro. 
Foi o primeiro caso de assassinato de um presidente nos Estados Unidos.

Gostaram da postagem de hoje?
Comentem com sugestões, criticas e apoio! 
Logo teremos mais curiosidades! Até a próxima

4 comentários:

  1. Uma grande figura, icônica e de ideais humanos e libertários. Deveria ser inspiração para todos, mas hoje as pessoas escolhem para seus representantes o que há de pior disponível.
    Dias atrás estava vendo um documentário sobre a família Bush e vou te contar, eram pessoas destinadas mesmo à política, não aventureiros arrogantes, trogloditas e depreparados como Trumps e Bolsonaros, ou bandidos escondidos sob máscaras idealistas como os representantes da esquerda brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo: a tendência é copiar ou 'se espelhar' ao que se tem de pior, com o passar dos tempos... infelizmente! Apoiar... ou ser bom, correto, íntegro dá trabalho...

      Excluir